quinta-feira, 24 de maio de 2012

Regras Básicas de Oratória

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A arte de falar em público

Comunicar é o ato de transmitir e receber mensagem através da linguagem falada ou escrita, sinais, idéias, comportamentos, a um ou mais receptor.

A comunicação é inerente ao ser humano e se processa a todo instante e em qualquer lugar. Ela é um atributo da atividade humana. Dela depende o entendimento social, familiar e profissional. Uma comunicação eficaz e hábil é a base do sucesso para qualquer atividade profissional.

Fazem parte do processo de comunicação: EMISSOR, MENSAGEM, RECEPTOR E CANAL.

EMISSOR: aquele que transmite a mensagem, dando início ao processo de comunicação.

MENSAGEM: informação contida ma comunicação, conteúdo. Pode ser fatos, idéias, emoções.

RECEPTOR: aquele que recebe a mensagem. É o alvo do emissor.

CANAL: é o meio pelo qual o emissor envia a mensagem.

1 TIPOS DE COMUNICAÇÃO
A comunicação pode ser VERBAL e NÃO VERBAL.

Comunicação Verbal: é a comunicação em que a mensagem é constituída pela palavra. Podemos classifica-la em: ORAL e ESCRITA

Comunicação Não Verbal: é a comunicação concretizada através de mímica, olhar, postura, etc.

2 A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
A importância da comunicação no atendimento é vital para se estabelecer um diálogo produtivo e positivo. Na comunicação com os clientes deve-se estar sempre atento não só nas palavras, mas também nos gestos, expressões e atitudes. Deve-se estar pronto a ouvir, não só com a preocupação no que irá responder, mas nos detalhes do que o cliente está querendo.

O atendente deve desenvolver suas potencialidades para ter resultado proveitosa em seu trabalho, utilizando-se dos vários meios de expressão para efetivar a comunicação. São este meios: vocabulário, voz, olhar, sorriso, gestos, atitudes, percepção.

3 COMO FALAR COM EFICÁCIA

Falar em público é uma necessidade para qualquer profissional nos dias de hoje.

Aprender a falar faz parte da arte de viver bem. São as impressões dos outros que formam a nossa imagem, contribuindo para sermos aceitos ou rejeitados pelos grupos humanos. A palavra é a forma de expressão da personalidade. O homem que não é capaz de expor suas idéias com clareza, por qualquer razão, permite que sua personalidade se torne enevoada, sombria e confusa.

Você PODE se comunicar com eficácia em todas as vezes que for solicitado, seja no trabalho diário, em casa ou em ocasiões especiais onde tenha que falar em público. Para tanto precisa conhecer algumas regrinhas básicas e exercitar-se.

3.1 Regras básicas da oratória

Existem 5 regras fundamentais na oratória. Elas foram estabelecidas por Aristóteles, filósofo grego e grande orador de seus tempos, tanto que muitos de seus pensamentos perduram até hoje. São elas:

a) o êxito da comunicação depende da sinceridade do orador;

b) um bom orador demonstra conhecimento;

c) a oratória é um meio de comunicação e não de exibição;

d) o propósito ao falar é receber a atenção do público.

e) a eficácia de um discurso depende em grande parte da naturalidade dos nossos gestos.

3.1.1 Gesticulação

É de suma importância a gesticulação, pois os gestos imprimem vida e movimento. Não devem ser excessivos e exagerados, e sim, usados de maneira moderada, de acordo com o necessário e com a ênfase a ser dada em determinadas frases. A boa gesticulação depende do esforço contínuo, de autocrítica e aperfeiçoamento.

Evite:

a) mãos nos bolsos;

b) balançar-se como um pêndulo de relógio;

c) repetição exagerada de gestos e tiques;

d) brincar com objetos (canetas, chaveiros);

e) tirar e colocar óculos constantemente;

f) quando na tribuna, evite apoiar-se;

g) olhar estático num certo ponto;

h) olhar para janelas, teto, chão.

3.1.2 Uso do Microfone

Para falar corretamente utilizando o microfone é importante observar os seguintes elementos:

a) experimente o microfone antes de usá-lo;

b) fale de frente para o microfone;

c) a posição ideal é de 10 cm da boca, podendo variar de acordo com o tom de sua voz e da sensibilidade do aparelho.

d) cuidado com a respiração, o microfone registra-a e a amplifica;

e) não grite;

f) para arrumar o microfone, desligue-o e arrume de acordo com sua altura;

g) se estiver com o microfone na mão, mantenha o braço que o segura imóvel e faça a gesticulação necessária com o outro braço;

h) não estenda os finais das palavras que, no microfone, faz com que o orador cante;

i) quando for ler, não vire as folhas diante do microfone;

j) cuidado com as sílabas com P e B;

k) não exagere nos gestos, evitando bater no microfone;

l) não fique em frente a caixas de som;

m) com o microfone de lapela você terá mais liberdade, mas cuidado pois ele captará tudo o que você falar.

3.1.3 Roupas e Acessórios

Evite roupas berrantes,decotadas, transparentes, amassadas ou em desalinho. Excesso de bijuterias e de maquilagem deve ser evitado pelas mulheres e barba por fazer,gravata torta, cabelo em desalinho, pelos homens. Evite qualquer exagero que possa distrair a platéia.

3.1.4 Pausas

As pausas permitem que o orador respire, possa mudar o tom de voz, pense no que vai dizer e permite que o público pense no que foi dito.

Use algumas regras:

a) faça pausa quando começar a falar;

b) faça pausa necessárias pela pontuação;

c) quando fizer uma pausa, faça-a claramente, evitando ruídos.

3.1.5 Entonação e Ênfase

Esses dois aspectos, entonação e ênfase, contribuem decisivamente para o êxito de um discurso.

Sabemos que uma voz tediosa e pouco interessante cansa o público. O ato de baixar e levantar o tom de voz fazem com que o discurso seja agradável ao público.

A ênfase da voz quando usada de um a forma apropriada transmite, ao ouvinte a idéia exata do que se deseja comunicar. Muitos discursos são interpretados erroneamente porque o orador não coloca ênfase sem suas palavras e deixa a interpretação a critério do ouvinte.

3.1.6 Pronúncia e Dicção

No discurso as palavras devem ser pronunciadas de forma clara, precisa, completa e compreensível. Deverão ser observadas rigorosamente a regras de acentuação, uma vez que a não observância delas poderá expor o orador ao ridículo, contribuindo ainda para em entendimento imperfeito da idéia, do assunto exposto.

É comum notar-se que a maioria daqueles que usam a palavra em público suprimem o final de determinadas palavra compridas e de pronúncia complexa. Eis um defeito que empobrece um discurso, tira-lhe o brilho e provoca observações entre o auditório.

3.1.7 A Voz

A voz é um instrumento de persuasão. Uma pessoa que sabe exprimir-se com voz agradável aos ouvidos, evidentemente, um grande vantagem em relação aos demais. Muitas vezes, a voz é um ponto de partida para atrair a atenção do público.

Para ter um bom timbre de voz evite falar pelo nariz, de boca fechada, com a flor dos lábios, muito depressa ou devagar demais.

3.1.8 O medo de falar em público

Antes de começar a falar com seus ouvintes, é necessário que você saiba como controlar o medo e a insegurança. Tais sentimentos são freqüentes e atacam você quando você menos espera. Contudo, existem alguns meios de minimiza-los.

Vamos partir do princípio de que o medo é inevitável. O que nos resta a fazer é reduzi-lo, controlar seus efeitos e até fazê-lo trabalhar a nosso favor. O medo pode ser uma vantagem, se considerarmos que ele fará com que você esteja sempre atento às mais variadas circunstâncias.

Como primeiro passa saiba que você não é a única pessoa que tem medo. Uma das razões de você sentir medo é simplesmente pelo fato de você não estar acostumado a falar em público. Com o tempo e a prática, o grau de nervosismo tende a diminuir. Entretanto, enquanto isto não acontece, vejamos o que você pode fazer para se ajudar:

a) quando o medo aparece, encare-o normalmente, torne-o seu aliado;

b) controle seu nervosismo: evite atitudes como roer unhas, fumar descontroladamente, andar de um lado para outro, pois isto somente fará aumentar sua tensão. Tente deixar seu corpo em posição descontraída, solte os braços e as pernas, respire profundamente;

c) tenha uma atitude correta: demonstre pela sua postura um comportamento seguro e confiante, sorria olhando para todos e não hesite. O auditório ficará atento para ouvir alguém que demonstra um atitude equilibrada. Com o tempo você se acostumará a comandar seu corpo e agirá naturalmente, adquirindo e transmitindo segurança;

c) saiba o que falar: prepare-se muito bem para a exposição do tema. Se ocorrerem novas idéias enquanto estiver falando, exponha-as. Acredite que suas palavras serão úteis e que a platéia quer e precisa ouvi-las;

d) desenvolva sua autoconfiança, pense positivamente. Predisponha sua mente para o sucesso. Ficar pensando nos erros que poderá cometer irá deixa-lo mais inseguro;

e) não adquira vícios: vícios como mexer nos papéis, canetas, fio do microfone, não poderão lhe oferecer segurança. Acostume-se a não colocar os cotovelos sobre a mesa, não apoiar-se ora numa perna ora em outra. Enfrente o medo sem artifícios para controlá-lo mais rapidamente, sem fugas. Descarregue o excesso de tensão apertando as mãos, alongando o corpo e soltando os braços. Faça isso somente uma ou duas vezes e sem ser visto pelo público;

f) respiração: o nervosismo deixa a voz enroscada na garganta e as palavras saem com dificuldade.Tossir, pigarrear, além de ser desagradável para a platéia, não vai resolver seu problema. Se este desequilíbrio, ocorrer, mantenha a tranqüilidade, respire profundamente. Antes de começar sua apresentação faça exercícios para soltar as cordas vocais e a mandíbula;

g) prática lhe dará segurança: com o tempo a insegurança tende a passar.

3.1.9 Postura

A postura é um dos aspetos mais importantes da oratória. O público qualificará o orador não só pela sua mensagem, mas também pela forma de apresenta-la. O orador já deve estar preparado antes mesmo de levantar-se para falar. Existem alguns aspectos que devem ser observados:

a) sente-se comodamente na cadeira, com o busto ereto para deixar os pulmões completamente livres;

b) evite dobrar os braços e fechar as mãos, dificultando a circulação do sangue. Deixe os braço soltos e as mãos abertas para que a tensão possa esvair-se pela ponta dos dedos.

c) ao levantar-se para falar, respire profundamente e ande com calma, respirando normalmente, balançando lentamente os braços. Não deixe para arrumar a roupa ou os cabelos nesta ocasião;

d) inspire bastante ar e solte-o levemente pela boca. Assuma a posição correta do orador.

Alguns conselhos para posicionar-se corretamente:

a) sinta os pés firmes no chão, não muito afastados um do outro e com os joelhos levemente flexionados, as mãos caídas naturalmente ao lado do corpo, punhos fechados, mas não crispados;

b) mantenha o busto bem posto, ombros para trás, cabeça erguida permitindo ampla ventilação dos pulmões para bem falar;

c) relaxe todos os músculos, principalmente os do maxilar, o que dá uma sensação de bem estar;

d) deixe a boca levemente aberta como se fosse pronunciar letra “A”, enquanto olha calmamente toda a platéia (sem fixar o olhar em alguém em especial) durante alguns segundos;

e) evite toda a atividade que distraia o público, como colocar os pés sobre uma cadeira ou balançar-se para frente e para trás ou de lado;

f) mostre-se relaxado.

LEMBRE-SE


O SIGNIFICADO DE SUA COMUNICAÇÃO É DADO PELO RECEPTOR OU OUVINTE, INDEPENDENTE DE SUA INTENÇÃO COMO COMUNICADOR .

SE O OUVINTE NÃO ENTENDE O COMUNICADOR É PORQUE ESTE NÃO USA UMA LINGUAGEM ADEQUADA À ESTRUTURA MENTAL DO OUVINTE.

VOCÊ É O RESPONSÁVEL PELA SUA COMUNICAÇÃO.

Regras Básicas de Oratória

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