segunda-feira, 3 de junho de 2013

Que tipo de filho é você?

MAJOR SALES BRASIL



Uma das mais conhecidas parábolas de Jesus, a do filho pródigo, narra uma parte difícil da história de um pai e seus dois filhos. O mais moço resolveu pedir ao pai sua parte na herança, partindo depois para uma terra distante, onde passou a viver dissolutamente até dissipar seus bens. Sobrevindo àquele país uma grande fome, o jovem começou a passar necessidade e foi trabalhar guardando porcos no campo. Ali, desejava fartar-se da comida dos porcos, mas ninguém lhe dava nada.
Caindo em si, ele resolveu voltar para casa e pedir perdão ao pai, inclusive rogando-lhe que o tratasse como um de seus trabalhadores. Já perto de casa, o pai o avistou e correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou. Bem o filho começou a pedir perdão, o compadecido pai disse aos seus servos para trazerem depressa a melhor roupa e vesti-lo, colocar-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; e ainda mandou matar o boi cevado, oferecendo um grande banquete por causa do seu retorno.
Quando o filho mais velho voltou do campo, ao ver a festança, chamou um dos criados e perguntou-lhe a razão daquilo. Ao ser informado que era por causa do retorno do irmão, ficou transtornado e não quis entrar. O pai, sabendo da situação, foi ao seu encontro e tentou acalmar o filho indignado; mas ouviu deste a queixa amarga de que seu longo e submisso serviço prestado jamais lhe concedera o bônus de um cabrito sequer para alegrar-se com seus amigos. Por fim, derramou sua mágoa: “Vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o melhor boi”. Então, o pai lhe respondeu: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu”. (Lucas 15)
Agora, compartilho uma história, que mais parece uma parábola, de um pai famoso e seu filho miserável. Aos 51 anos de idade, o pintor Paul Emile Gaugin tinha se unido a sua amante taitiana de 17 anos, sendo Emile o resultado dessa união. Quando Emile nasceu, Paul Gaugin celebrou o acontecimento pintando dois quadros: um deles está hoje no Museu Hermitage, em São Petersburgo; e o outro, pertence à família Rockefeller.
Entretanto, Paul Gaugin morreu quando Emile tinha três anos de idade. Emile viveu uma vida de pobreza, sob a zombaria de seus concidadãos taitianos pelo tempo que passou nas ruas de Papeete, dormindo e mendigando.
Emile era pai de 11 filhos, os quais, em sua juventude, muitas vezes o ajudaram a ganhar algum dinheiro vendendo seus desenhos a turistas como se fossem Gaugins originais. Porém, Emile jamais chegou a ter o mesmo talento do pai. Na época de sua morte, aos 80 anos, que passou praticamente despercebida, apenas um de seus filhos ainda tinha algum contato com ele. Frequentemente Emile dizia: “Se eu possuísse pelo menos um dos quadros de meu pai, eu teria sido um homem rico”.
Essas duas histórias obviamente nada possuem em comum, a não ser por revelar metaforicamente a realidade espiritual de não poucos filhos de Deus. Há quem, como Emile, se sinta como pária espiritual, sem participar das riquezas celestiais do Pai das luzes. A imagem que tem de Deus, como Pai, não vai além da figura mesquinha de seu próprio pai. Como seu relacionamento com a realidade espiritual apenas reflete isto, fica sempre a desejar – deseja ser feliz, receber cura, viver com um propósito, se dar bem. E como tudo parece distante demais, apenas diz: “Ah, se eu tivesse!”.
Há quem se comporte como o filho mais velho da parábola. Tem tudo, mas nada possui. Tudo está à disposição, mas não se sente parte de nada. Quando alguém é abençoado, reclama. Se outra pessoa é escolhida para liderar algum trabalho, sente-se desprestigiada e começa a murmurar. Não faz nada, mas basta alguém tomar a iniciativa, já coloca obstáculos; fica enfezada, é do contra. Quando um pobre pecador retorna ao Pai e recebe o perdão, e com este a alegria e as muitas bênçãos da vida nova, diz como o filho mais velho: “Estou aqui há tanto tempo e não me deste nada”.
Muitos repetem que “Deus é Pai”, mas isso é apenas uma frase com verniz religioso; não significa que sejam Seus filhos, ou que Deus seja “seu” Pai. Não se sentem incluídas nas bênçãos do relacionamento com Deus, tampouco se consideram herdeiras das riquezas celestiais.
       O quadro que a Bíblia mostra de Deus como Pai demonstra que Ele não nos deixa órfãos nem nos abandona, antes, nos ama e quer se relacionar conosco. Que Deus é Pai, ninguém duvida. Mas o tipo de filho que somos é demonstrado tanto no nível de relacionamento com o Pai, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1.3), como também pelo uso que fazemos dessa herança recebida. Que tipo de filho é você?
 
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário