sábado, 9 de março de 2013

Líderes mundiais vão a Caracas dar adeus a Chávez

MAJOR SALES BRASIL
Caracas (AE) – O presidente Hugo Chávez foi celebrado como uma reencarnação moderna do libertador latino-americano Simón Bolívar e discípulo de Fidel Castro no funeral de Estado realizado ontem na Academia Militar de Caracas e que em muitos momentos se pareceu com um desfile de chefes de Estado, de governo e príncipes estrangeiros.
hugo
As ruas de Caracas foram tomadas por uma multidão vestida de vermelho, a cor do partido socialista de Chávez, e ganharam uma atmosfera festiva  especialmente em torno da Academia Militar. No momento em que o local foi fechado para o início da solenidade, a fila de populares formada para ver o corpo de Chávez estendia-se por mais de dois quilômetros.
No interior da Academia Militar de Caracas, um coro e uma orquestra deram início à cerimônia entoando o hino nacional da Venezuela. A Orquestra Sinfônica Simón Bolívar foi regida pelo celebrado mastro venezuelano Gustavo Dudamel.
Os funerais de Estado de Chávez, morto na terça-feira aos 58 anos depois de sucumbir a uma luta de quase dois anos contra um câncer, contaram com a presença de aproximadamente 30 chefes de Estado e de governo de diversos países, entre eles a presidente brasileira, Dilma Rousseff, o cubano Raúl Castro, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o príncipe herdeiro espanhol Felipe de Bourbon. Além dos dignitários estrangeiros, estavam presentes o vice-presidente Nicolás Maduro, outros altos funcionários venezuelanos e personalidades como o ator Sean Penn e o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
“Viva Chávez!”, gritaram os presentes ao término do hino nacional venezuelano. A seguir, Maduro depositou uma espada sobre o ataúde de Chávez. “Estamos aqui, comandante, seus homens, a seus pés”, declarou Maduro em voz alta. Autoridades que se encontravam atrás dele levantaram-se solenemente. “Todos os seus homens e mulheres, leais além de sua morte. Chávez vive! Missão cumprida”, prosseguiu ele.
cardososilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário