domingo, 31 de março de 2013

Semeando Vida

MAJOR SALES BRASIL

Jesus se utilizou de um recurso didático muito eficaz, que se vale de figuras e experiências do cotidiano para ilustrar verdades e fixá-las na memória de quem as escuta, conhecido como parábola. Uma das parábolas mais conhecidas, a do semeador, está registrada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, conhecidos como sinópticos, e poderia também ser chamada de parábola dos solos, pois seu ponto central é como os diferentes tipos de solo recebem a semente.
De inicio, imaginamos que Jesus estava dando uma aula de agricultura, descrevendo solos endurecidos, rochosos, cheios de espinhos e também os férteis. Mas, de fato, não era de agricultura que Ele queria falar. Ele apenas usou a simbologia dos solos para descrever os estados do nosso coração. A semente, como Ele mesmo explicou, era a palavra do Evangelho, e o campo era o mundo. Na história, um semeador saiu a semear e, lançando as sementes manualmente, findou atingindo os quatro tipos de solo.
No tempo de Jesus, as estradas passavam pelo meio dos campos. Pessoas iam pisando e endurecendo o chão. As sementes que porventura caíssem ali, não eram acolhidas pelo solo duro e eram presa fácil de pássaros famintos, que facilmente as arrebatavam. Um coração duro, igualmente, não acolhe a mensagem do Evangelho.
Como dizia o grande pregador Myer Pearlman: “Nada comove um homem ou mulher endurecidos. Suas almas são trilhos batidos por uma procissão contínua de casamentos, enterros, festas, prazeres e negócios. Seus corações, duras estradas onde a impressão da mensagem, ainda que poderosa, é facilmente apagada.” Dúvida ou incredulidade facilmente arrebatam qualquer semente que cair ali.  
O solo daquela região, em Israel, é rochoso. Às vezes, grandes rochas tinham uma fina camada de terra que, recebendo a semente, acolhia-a, e esta germinava. Mas, quando a tenra plantinha nascia, não sobrevivia, pois o sol secava a terra e a plantinha não tinha onde fincar suas raízes, que topavam com a rocha. Isso representa aqueles que acolhem a mensagem do Evangelho, mas, diante da primeira dificuldade séria, desistem de Deus.
Esses racionalizam: “Ora, se Deus existisse ou se importasse comigo, isso não estaria acontecendo.” Fácil assim, a tenra plantinha da fé morre. O calor das provações da vida a matou.
Típico também dos solos da região, o espinheiro, além de sobreviver, conseguia prosperar e era difícil se livrar dele. Pequenas porções da raiz que ficassem na terra, quando este era arrancado, brotavam novamente. O semeador, vendo a terra limpa, lançava a semente satisfeito, não imaginando que, junto, cresceria o espinheiro que sufocaria suas plantinhas, pois seus galhos se alastrariam e tomariam conta de tudo. Creio que essa seja a competição mais insidiosa. Tudo parece bem, alguém recebe a mensagem do Evangelho em seu coração, mas eis que, junto com ela, lado a lado, cresce o espinheiro, que Jesus descreve como sendo as preocupações desse mundo e a fascinação das riquezas.
Nada mais atual que isso. Esses também racionalizam: “Ah! Eu acredito em Deus, mas eu não tenho tempo de ir para a igreja, nem de ler a Bíblia. Primeiro, eu preciso comprar carro, casa, subir na vida... e depois, terei tempo.” E a plantinha da fé será paulatinamente sufocada.
Surpreendentemente, o solo daquela região é muito fértil. Só precisa ser arado e irrigado para dar uma colheita frutífera. Assim é o interior daquele que, além de acolher a semente, cuida do solo do seu coração com perdão e o irriga com a Água da Vida. A semente da fé crescerá e produzirá frutos maravilhosos na vida dessa pessoa.
Que tipo de solo descreve o seu coração?
Você já se perguntou, no seu íntimo: “Por que não consigo ter fé? O que está errado comigo?”
Saiba que o coração, embora comparado ao solo, é diferente; ele pode mudar. Um coração endurecido pode se tornar num coração arrependido. Jesus dá a dica ao explicar a parábola: “Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria!” (Mt 13.15).
Você quer ter fé? Abra o seu coração para Deus. Sua vida vai frutificar.


Rebekah Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário