quinta-feira, 25 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 10 de maio

MAJOR SALES BRASIL


Previsão anterior era que a campanha terminasse amanhã (26). O prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem.

O Ministério da Saúde informa que a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. A previsão anterior era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (26).
O prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem. Até agora, a vacinação atingiu mais de 40% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas.
A recomendação para os municípios que estão com baixa procura é que abram os postos de saúde para vacinação no sábado.
A prorrogação é necessária porque houve diferença na vacinação ocorrida nas regiões - no Sul, por exemplo, a imunização andou mais rápido do que no Norte. A extensão do prazo ocorre todos os anos e está dentro da normalidade.
A meta nacional é atingir 80% ou 32 milhões de pessoas do público-alvo. O novo prazo vale para todo o país, mas municípios e estados que tiverem atingido suas metas não precisam adotá-lo.
Idosos
Idosos beneficiados do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) receberão nesta quinta-feira (25), vacina contra a Gripe Influeza (H1N1), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Marly Sarney, Av. Miguel Castro, s/n, bairro Nazaré, das 14h às 17h. A ação é uma parceria entre o Centro de Convivência e o Posto de Saúde do bairro, e faz parte da 15º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.


A meta dos profissionais é o atendimento a 100 idosos do Centro de Convivência. “O Centro tem uma média diária de mais de 80 idosos, chegando até 200 em dias de evento, os profissionais do posto de saúde estarão preparados para prestar um bom atendimento”, declara Valéria Xavier, responsável pelo Serviço de Convivência para idosos.


A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, o que torna difícil seu diagnóstico. “Existe sempre uma preocupação dos nossos profissionais para verificar as condições de saúde dos idosos beneficiados, a vacinação é importante para que os idosos tenham uma boa condição de saúde, já que a infecção pode levar a outros problemas graves”, ressalta Valéria Xavier. 


Campanha

A 15º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza foi iniciada no dia 15 de abril e seguirá até o dia 26. Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a campanha abrange todos os estados do País e o Distrito Federal.


A meta é atingir 31,30 milhões de pessoas em todo o Brasil, com o objetivo de evitar a propagação do vírus da influenza, principalmente entre os grupos prioritários, que compreendem crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.

Por: Gerlane Lima/NoMinuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário