sábado, 30 de junho de 2012

Professores aceitam proposta do governo e aulas na Uern iniciam na segunda-feira

MAJOR SALES BRASIL
 Professores_da_uern_aceitam_proposta_do_governo_Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã de ontem, 29, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiram aceitar a proposta do Governo do Estado, elaborada em reunião com os segmentos da instituição na última quinta-feira, 28. Dessa forma, a greve foi encerrada e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 2.
De acordo com a proposta discutida em reunião e oficializada em documento encaminhado ontem à categoria, os salários dos servidores da Uern serão reajustados em 3,5% em julho de 2012, mas com efeito retroativo a junho de 2012; 5% em setembro de 2012.
Também serão concedidos reajuste 9% em maio de 2013; e 10% em maio de 2014, conforme readaptação da proposta feita no ano passado pelo Governo do Estado. Outro ponto positivo para os servidores é que, segundo o acordo, os reajustes não estão vinculados à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O documento também assegura que em até 10 dias após o término do movimento grevista o projeto de lei alterando os salários será enviado à Assembleia Legislativa, que deve ser convocada em caráter extraordinário para votar a matéria.
O professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), explica que nas circunstâncias atuais a proposta não poderia ser descartada. "A greve acabou, mas o movimento em defesa da Uern terá continuidade para que os problemas de orçamento, infraestrutura e funcionamento sejam solucionados, inclusive iremos reativar o Fórum Permanente de Discussão sobre a Uern", afirma o docente.
Para Flaubert Torquato, este acordo é, inclusive, melhor que o feito no ano passado. "Houve ganhos salariais para os servidores. Além disso, existe a garantia do governo de não vincular o reajuste à LRF, o que dará mais segurança aos servidores", destaca o sindicalista.
A greve da Uern encerra depois de 57 dias. Segundo Flaubert Torquato, na próxima semana o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uern se reunirá para discutir o novo calendário acadêmico para a Universidade.   






fonte no minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário