terça-feira, 21 de agosto de 2012

Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo

MAJOR SALES BRASIL
inteligencia e sabedoria Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo

Evidentemente a “inteligência” é um conceito que necessita de relatividade. Para começar teríamos que refletir os critérios que definem este conceito, que por sua vez estão intimamente ligados ao mapa cultural e aos padrões psicossociais a partir dos quais entendemos nossa realidade imediata. E como esses critérios são inevitavelmente subjetivos, então poderíamos afirmar que a inteligência é, até certo ponto, um conceito arbitrário.
Apesar da relatividade do termo, há pelo menos um par de séculos a ciência obstinou-se em construir sistemas ou testes que permitam determinar o nível de inteligência de uma pessoa. Justamente neste 2012 completam-se cem anos da primeira aplicação de um exame de QI, realizada pelo psicólogo alemão William Stern. E conquanto ditos testes vem sendo melhorados ao longo das últimas décadas, por serem constantemente questionados, a verdade é que o famoso teste de QI -que consiste em multiplicar por 100 o resultado da divisão da idade mental pela cronológica- se consolidou como uma referência para determinar quão inteligente é uma pessoa.
De acordo com a escala de Quociente Intelectual, 50% da população mundial oscila ao redor dos 90 e dos 110 pontos, enquanto apenas o 2,5% supera os 120, e apenas 0,5% atinge a fronteira dos 140. A partir deste modelo de medida, mas também levando em conta o sucesso social, a organização Super Scholar deu-se à tarefa de escolher às dez pessoas mais inteligentes, com vida, do planeta. A seguir a listagem que não tem nenhuma hierarquia, simplesmente é uma seleção horizontal:
maior qi 160 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
O popular físico e autor de sete livros “best-sellers”, não apenas possui um QI de 160, senão que recebeu mais de 14 prestigiadas distinções a seus méritos acadêmicos e de pesquisa.
maior qi 170 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Co-fundador de Microsoft, Allen preferiu deixar Gates sob a luz dos holofotes e com a maior parte do bolo e se dedicou a fundar inovadores projetos e organizações (entre elas Dance Safe, e o SETI). Com mais de 14 bilhões de dólares em sua conta e um QI de 170, Allen tem um lugar privilegiado nesta lista.
maior qi 210 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Poucas vezes o termo “menino prodígio” esteve melhor aplicado do que no caso de Ung-Yong: aos dois anos dominava quatro idiomas, aos quatro já frequentava a universidade e aos oito foi contratado pela NASA. Com 210 pontos de QI é o recordista do Guinness com o Quociente Intelectual mais alto apesar de não sê-lo (coisas do Guinness).
maior qi 192 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
O mais jovem campeão mundial de xadrez, ao ganhar o título com apenas 20 anos, Kasparov tem um QI de 192.
maior qi Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Sem dúvida o mais peculiar da lista, este roteirista de televisão tem um QI de 192, mas entre seus trabalhos passados incluem o de stripper, garçom e porteiro de zona.
andrew wiles Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Um dos matemáticos mais prestigiados do planeta, aproveitou seus 170 pontos de QI para resolver o “Último Teorema de Fermat” considerado como o problema matemático mais complexo da história (que causou dor de cabeça durante 358 anos a centenas de cientistas que tentaram resolvê-lo).
judit polgar Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
A única representante do gênero feminino neste ranking, Polgar venceu o famoso Bobby Fisher no xadrez, com apenas 15 anos de idade. Seu QI é de 170.
maior qi 230 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Aos dois anos já manejava a matemática básica, aos nove já cursava a universidade e aos 20 se graduava como doutor em física em Princeton. Ostenta uma espetacular pontuação QI de 230.
maior qi 180 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Com 180 de QI Woods indeferiu o mundo acadêmico para desempenhar como ator de Hollywood e participar de filmes como Casino (1994), Nixon (1995) e Chaplin (1992).
maior qi 225 Confiram as 10 pessoas mais inteligentes do mundo
Outro menino prodígio. Aos 14 anos já cursava sua carreira na Caltech, enquanto aos 16 era já um cotado pesquisador na NASA e aos 22 recebeu seu doutorado em astrofísica pela Universidade de Princeton.


FONTE ESTUDANTERN


Nenhum comentário:

Postar um comentário