segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Três motivos do fracasso dos relacionamentos

MAJOR SALES BRASIL

Album (digital) de fotos de casamento do casal de noivos Tamara e Bruno. Fotografias digitais da festa de casamento. Fotografo, ou melhor, fotografa (profissional) de festas e eventos, Patricia Figueira (fotojornalismo no Rio de Janeiro e Niteroi, RJ).



1- Esvaziamento
O esvaziamento acontece quando um ou ambos os membros do casal perdem o interesse pelo outro: não sentem amizade, romantismo ou atração sexual, não têm prazer em conversar com o outro. Ou seja, o relacionamento perdeu o sentido. Só estão juntos devido às implicações negativas que teria uma separação.
Alguns autores afirmam que, atualmente, este é o principal motivo das separações, tendo superado, inclusive, as traições como causa da dissolução dos casamentos!
Os principais motivos do esvaziamento são os seguintes:
- Diminuição da novidade proporcionada pela outra pessoa. A quantidade de novidade que uma pessoa apresenta para a outra diminuiu naturalmente à medida que elas vão se conhecendo. No entanto, sempre é possível manter um bom nível de novidade, porque as pessoas são naturalmente mutáveis: as nossas ideias, motivações e emoções mudam continuamente. Um dos maiores motivos para a diminuição drástica desse tipo de novidade acontece quando a pessoa deixa comunicar ou de levar para o relacionamento as alterações que estão ocorrendo frequentemente com ela e, por isso, ela dá a impressão que é mais previsível do que de fato é.
- Engessamento. Este fenômeno tem duas causas: (1) os cônjuges passaram a repetir aquilo que deu certo anteriormente no relacionamento com o outro. Essa forma de agir instala a mesmice e a chatice no relacionamento! (2) Os cônjuges acham que já conhecem tudo sobre o outro e, por isso, diminuem suas atenções para o outro. É um erro concluir que já conhecemos muito bem a pessoa com quem convivemos: alguns estudos mostram que mesmo os casados há muito tempo só conhecem cerca de 50% sobre o outro.
- Mudanças indesejadas: um ou ambos os cônjuges mudaram o jeito de ser e, por isso, se distanciaram daquilo que interessava ou era admirado pelo outro. Existem dois tipos de mudanças que têm esse efeito: (1) Mudança de expectativa: o cônjuge mudou aquilo que aprecia e, por isso, deixou de  valorizar aquilo que anteriormente achava interessante no seu parceiro amoroso. Por exemplo, aos 18 anos, a namorada adorava a rebeldia e a forma de vestir do namorado. Agora, 20 anos depois de casados, ela não valoriza mais esses atributos, mas o marido continua o mesmo.  Ela diz, criticamente, que ele tem a “síndrome de Peter Pan” – congelou no tempo, não amadureceu e ficou sem graça. (2) As expectativas continuam as mesmas, mas o cônjuge mudou em uma direção indesejada. Por exemplo, ele era dinâmico e ousado e foi ficando acomodado e conservador.
- Perda da atração romântica e sexual pelo parceiro.  A união conjugal difere de outros tipos de relacionamentos íntimos (amizade, parentesco, etc.) porque nela há romantismo e atração sexual entre os cônjuges. Quando essa atração se torna muito fraca, o relacionamento perde a sua identidade conjugal e fica muito parecido com  os outro tipos de relacionamento. Isso ainda é mais problemático quando surge atração romântica ou sexual por outra pessoa. A diminuição do romantismo e atração sexual entre os cônjuges acontece quando eles deixam de se posicionar romântica e sensualmente com o outro (flertar, namorar, posicionar-se como homem e como mulher, etc.).
- Perda da cumplicidade. Uma das melhores coisas de um relacionamento amoroso é a aceitação incondicional por parte do parceiro que é manifestada pela sua amizade, apoio, companheirismo e conversas animadas. Infelizmente, em muitos casos, tudo isso se torna muito fraco ou deixa de existir. Quando esse enfraquecimento acontece, sempre que o casal está junto, os cônjuges estão fazendo outras coisas porque não há mais sobre o que conversar .
2- Traição
A traição é um acontecimento muito grave para a maioria dos casamentos  e pode levar ao seu término. Um estudo intercultural, realizado pela antropóloga Laura Betzig em 160 culturas1, mostrou que a traição  era a causa mais citada, dentre os 43 motivos para a dissolução do matrimônio apurados nesta pesquisa.
As chances de a traição levar ao término do relacionamento são maiores quando o casamento não tem uma boa base que sirva para segurar o baque provocado por esse acontecimento. A estrutura do relacionamento é como a base de um edifício que pode ou não aguentar um terremoto.
A traição produz dois tipos de consequências para o relacionamento: (1) internas – quem trai pode se distanciar do parceiro. O seu amor pode diminuir e o fato de fingir e dissimular o que está se passando tem um efeito degradante para o traidor. (2) Existe o risco de ser pego e daí decorrer todas as consequências que tipicamente acontecem nesta ocasião: brigas, represálias e a separação.
3- Brigas frequentes ou destrutivas
As brigas são normais em todos os relacionamentos duradouros. No entanto, certos tipos e frequências de briga têm efeitos corrosivos no relacionamento. John Gottman2 aponta quatro tipos de briga que podem destruir um relacionamento: (1) Criticismo: ao invés de apresentar uma reclamação específica, o parceiro enumera tudo aquilo que ele acha errado no outro ou naquilo que o outro vem fazendo. Essa lista pode incluir tudo aquilo que foi feito de errado desde o inicio do relacionamento. Algumas pessoas são muito boas neste tipo de catalogação. (2) Defensividade: quando um parceiro começa a apresentar uma reclamação o outro, ao invés de prestar atenção no que ele está dizendo para entender melhor a reclamação e verificar se ela é legitima, passa a pensar na forma de defender-se ou de contra-atacar (“crítica cruzada”). (3) Desrespeito: atacar a honra, o caráter as boas intenções do outro. Dizer coisas como você não presta, você é bundão , você não é confiável.  (4) Insensibilidade: concluir que não vale a pena ouvir o que o parceiro tem a dizer e passar a ignorar toas as suas queixas ("Entra por um ouvido e sai pelo outro").
Você está usando alguma dessas três maneiras para destruir o seu relacionamento? É isso mesmo que você pretende? Se você está em dúvida ou nao deseja agir assim, procure a ajuda de um psicólogo.

ailton amélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário