quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os melhores nutrientes para a fertilidade do homem

MAJOR SALES BRASIL
Conrado Alvarenga
Urologia

foto especialistaMuitos homens não têm a causa de infertilidade evidenciada pelos médicos. São homens cujo tratamento é mais difícil e prolongado, principalmente em busca de uma melhora no espermograma e nos outros exames que são utilizados para avaliar a fertilidade. Eles podem ser tratados com alguns medicamentos e vitaminas com a intenção de melhorar a fertilidade, embora muitos deles não tenham comprovaçãocientífica adequada para se afirmar tal benefício.

 Não podemos nos esquecer também de que alimentos ricos em vitaminas específicas para a fertilidade e o acompanhamento médico são fundamentais durante o uso de suplementos, medicações e vitaminas. A promessa sempre é de melhora do número e qualidade dos espermatozoides. Mas muitas vezes esta melhora não é acompanhada do aumento das chances de gravidez e, em alguns casos, o uso de maneira inadequada ou sem a correta indicação pode até piorar a fertilidade masculina.

O foco de ação das vitaminas e medicações atualmente é o combate aos tão famosos radicais livres e seus efeitos deletérios na produção dos espermatozoides. Desta forma, muitas delas são conhecidas como antioxidantes.



Vitamina A

 A vitamina A, presente em alimentos como fígado, brócolis, frutas e vegetais de cor amarela, laranja ou vermelha (cenoura, damasco seco), é essencial para utilização de proteínas e de outras vitaminas.

"O foco de ação das vitaminas e medicações atualmente é o combate aos tão famosos radicais livres e seus efeitos deletérios na produção dos espermatozoides"
Vitamina C

 A vitamina C, utilizada sob a forma de comprimidos, também presente na laranja, limão, acerola, brócolis, couve e couve flor, é um potente antioxidante e pode melhorar a movimentação dos espermatozoides. Uma dose diária de 1.000 mg de vitamina C é suficiente.

Vitamina E

 A vitamina E pode proteger os espermatozoides de mutações e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculina, além de ser um antioxidante. Suas fontes principais são: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim e brócolis. A dose diária recomendada é de 400 UI e pode ser encontrada em polivitamínicos. A carência de vitamina E pode levar a problemas no sistema reprodutor, como degeneração dos testículos e supressão da fertilidade.

Zinco

 O zinco, presente em cereais integrais, ostras, frutos do mar, germe de trigo, ovos, abóbora, avelãs e outras nozes, feijões, levedo de cerveja e cebolas, está associado a melhora da concentração e contagem de espermatozoides. A dose eficaz é de 15 mg por dia e também está presente em diversos polivitamínicos.

Ômega-3

 O ômega-3, geralmente encontrado em peixes, soja, milho, ovos e leite, melhora a movimentação dos espermatozoides, aumentando as chances de fecundação do óvulo. Também pode ser encontrada em preparados vitamínicos, com 3 g ao dia. Estudos em ratos, nos Estados Unidos, demonstraram reversão do estado de infertilidade com o uso prolongado da substância .

fonteuol

Nenhum comentário:

Postar um comentário