domingo, 19 de maio de 2013

Governo Federal vai financiar este ano até 4 mil cozinhas em creches e escolas públicas

MAJOR SALES BRASIL
ministra tereza campello no 14º fórum nacional dos dirigentes municipais de educação
Ministra Tereza Campello no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) vão financiar este ano a instalação de até 4 mil cozinhas em creches e escolas públicas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pela ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ao participar do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Mata de São João (BA). 

O governo federal repassará aos municípios R$ 25 mil por escola selecionada para a compra de itens necessários às cozinhas. No ano passado, foram instaladas mil cozinhas nesses estabelecimentos.

De acordo com Tereza Campello, a medida fortalece ainda mais a agenda integrada entre as áreas social e de educação. 

A construção de um Brasil sem miséria, assinalou, passa pela educação. “O que perpetua a miséria não é o Bolsa Família, mas sim a falta de oportunidades e de acesso à educação”, afirmou a ministra durante o evento, que reuniu mais de mil gestores municipais de educação.

Ela destacou também a importância do cumprimento da condicionalidade de educação do Bolsa Família. Os alunos do programa de transferência de renda, lembrou, têm melhor rendimento escolar e menor índice de evasão da escola em comparação com os demais estudantes da rede de ensino público. 

“É a primeira vez que as crianças pobres têm melhores indicadores do que os demais alunos de escolas públicas.”

As crianças e adolescentes entre 6 anos e 15 anos beneficiadas pelo Bolsa Família devem cumprir frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 anos e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

Fonte : MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário