quarta-feira, 8 de maio de 2013

Shaolin completa 42 anos nesta 4ª e dá uma demonstração de luta pela vida após mais de dois anos do acidente

MAJOR SALES BRASIL
 Shaolin completa 42 anos nesta 4ª e dá uma demonstração de luta pela vida após mais de dois anos do acidente
Quando ele nos fará sorrir de novo? Há mais de dois anos o humorista Francisco Josenilton Veloso, 42 anos, mais conhecido por Shaolin, luta dia a dia para vencer a mais dura batalha de sua vida: Superar o coma e voltar aos palcos e à tela da TV para divertir os brasileiros. Exímio mestre do riso, guerreio nato, o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, completa aniversário hoje comemorando avanço em seu estado de saúde.

Passados mais dois anos do ocorrido, o comediante já abre os olhos e reage a estímulos, deixando todos esperançosos de que ele vai vencer o seu maior desafio. Conforme informações da equipe médica, o humorista se recupera gradativamente e chega a identificar amigos e familiares com o olhar. Em tratamento há mais de 700 dias, Shaolin passou por várias cirurgias; ficou dias internados no Hospital das Clínicas em São Paulo, e desde julho de 2012 se recupera em sua casa em Campina Grande.


A equipe médica que o acompanha, formada por 10 profissionais, e os parentes garantem que ele tem reagido bem aos estímulos, principalmente depois que voltou para casa. O ambiente familiar e os ares da Rainha da Borborema lhe fizeram bem. “Cada movimento que ele faz renova a nossa esperança de que tudo isso vai passar”, diz o amigo e produtor Railson Lucena que recentemente tentou suprir a ausência do artista investindo na carreira dos irmãos do comediante Josevaldo Veloso e Joverlaine Veloso. Para eles, cada gesto reacende a esperança de que a batalha terá um final feliz.


Desde o fatídico 18 de janeiro de 2011 que a rotina do comediante mudou, sendo bem diferente da época dos palcos, das luzes e dos shows. Por dia ele se submete a várias sessões de fisioterapia que o ajudam a recuperar lentamente os movimentos. O processo é lento e exige paciência de todos os que sonham em vê-lo de novo abrindo a sua fábrica de sorriso. “Temos que ter muita paciência mas com fé em Deus tudo vai dá certo”, acredita Railson.

 

Mais de dois anos após o acidente que deixou em coma o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o estado de saúde evoluiu e família continua confiante de sua plena recuperação e retomada das atividades. Através das redes sociais, a esposa do artista, Laudicéia Veloso, procura sempre manter atualizados amigos e fãs acerca da evolução do tratamento do "guerreiro", como ela carinhosamente o chama.

Em uma das postagens, ela disse Shaolin está resistindo a utilizar o aparelho que ganhou da apresentadora Ana Hickman, através do qual poderia se comunicar pela leitura ótica. Para Laudicéia, esse é um sinal de que ele está se esforçando para utilizar a própria voz.


De acordo com a esposa, Shaolin fecha os olhos quando o aparelho é aproximado. Os médicos aconselharam a família a não forçá-lo, e Laudicéia afirmou que, pelo que conhece do marido, ele não deseja falar através de uma máquina. "É preciso respeitar o tempo dele. Eu sinto que ele está tirando forças do além para conseguir falar e, em algum momento, ele vai fazer isso", comentou em um de seus posts.


Durante a visita da amiga e apresentadora Ana Hickman, Shaolin chegou a se comunicar através do Tobii, aparelho que tem origem sueca e já é utilizado por muitos pacientes em estado de coma no mundo inteiro. Segundo o ex-empresário e cunhado de Shaolin, Ricardo Santos, ele mostrou ter reconhecido todos ao redor e ainda respondeu que está triste por não conseguir se comunicar como gostaria.


Desde o acidente, Shaolin é acompanhado por uma equipe de mais de dez profissionais de saúde, entre neurologistas, neuropsicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, ortopedistas e nutricionistas. Ele se recupera em casa, na cidade natal no bairro do Catolé em Campina Grande (PB) e, mesmo com o suporte médico, a esposa não sai de perto dele.


JULGAMENTO


No dia 13 dm novembro de 2012, o motorista acusado de haver provocado o acidente que vitimou Shaolin, Jobson Clemente Benício, de 33 anos, foi julgado e condenado a dois anos de detenção, além de ter o direito de dirigir suspenso. Por ser réu primário, a pena de Jobson foi substituída por igual período de prestação de serviços comunitários. A família de Shaolin não quis recorrer da decisão. No dia 26 de novembro, o promotor Sócrates da Costa Agra já havia pedido que o Tribunal de Justiça da Paraíba decidisse sobre o aumento da pena do acusado de causar o acidente.


O acidente aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011 na BR-230, na região de Mutirão, município próxima a Campina Grande, na Paraíba, em 18 de janeiro de 2011. O comediante dirigia no sentido São José da Mata quando o caminhão dirigido por Jobson Benício, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo dele.


Jobson só teria se apresentado à polícia dois dias após o fato. Como livrou o flagrante, prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade. Durante o processo de julgamento, foram ouvidos policiais rodoviários federais, médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que prestaram os primeiros socorros a Shaolin e pessoas da comunidade local que teriam presenciado o ocorrido. Todas as testemunhas afirmaram que o motorista foi o responsável pela colisão.

Médico relembra o dia do acidente


O médico Luciano Holanda, responsável pela recuperação de Shaolin, relembra o dia do acidente. Naquela noite ele estava de plantão no Hospital Antônio Targino. Em entrevista, ele disse que o humorista deu entrada no Hospital, em coma profundo e apresentava possibilidade de amputação do braço esquerdo. Sua equipe o submeteu a uma cirurgia de emergência para a retirada de um coágulo na região, o que evitou a necessidade da extração do membro. Além disso,


Shaolin também passou por uma cirurgia craniana.

Luciano disse que Shaolin esboçou algumas reações ao aparelho respirador, pois antes sua respiração estava sendo completamente induzida, de forma totalmente artificial. Luciano acredita na recuperação do artista e não tem dúvida de que ele voltará a fazer o publico rir de novo.
pbagora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário