segunda-feira, 20 de maio de 2013

Senado lança novo Portal da Transparência

MAJOR SALES BRASIL
Comemorando um ano da entrada em vigor da Lei de Acesso à informação (LAI), que aconteceu no dia 17, o Senado lançou o novo Portal da Transparência da Casa, que passou a se chamar Portal da Transparência e Controle Social. Com mais recursos e interatividade, a nova interface do portal, criado em 2009, permite que o internauta acesse todas as informações da Casa com apenas três cliques. A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, ressaltou que, em breve, todas as informações estarão automaticamente disponíveis para evitar que o internauta tenha que aguardar uma resposta oficial.

Logo na primeira página do portal, estarão disponíveis as informações mais demandadas pelos cidadãos. A partir delas, os interessados poderão fazer filtragens e cruzamentos de dados conforme suas necessidades. O trabalho da reformulação do portal foi feito por equipe do próprio Senado e integrou todos os setores da Casa.

A pesquisa por leis também está mais fácil. O novo modelo reúne toda a legislação referente às informações disponíveis no portal. Haverá um link específico para as normas relativas aos senadores, permitindo mais transparência e economia de tempo para quem consulta.

A nova interface traz ainda um campo específico que permite ao cidadão participar e exercer o controle social. Recursos como o serviço telefônico Alô Senado (0800-612211), o e-Cidadania e o DataSenado estarão integrados, possibilitando sugestões, críticas e até a apresentação de projetos de lei.

O cidadão também poderá encontrar informações sobre imóveis funcionais e viagens oficiais, além de normas referentes aos senadores quanto às cotas de impressão e despesas com combustível, correios, diárias e atendimento médico. O portal ainda vai facilitar a consulta sobre compras, licitações, distribuição de funções comissionadas e concursos públicos.

Neste primeiro ano de vigência da LAI, o Senado recebeu 26.080 pedidos de informação. Desses, 1.173 pedidos demandaram pesquisa e/ou organização e apenas 15 pedidos não foram respondidos, por se tratarem de informações de caráter sigiloso.

O serviço pode ser acessado pelo endereço:

www.senado.leg.br/transparencia
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário