terça-feira, 21 de maio de 2013

Revitalização do Vale dos Dinossauros em Sousa-PB é concluída e preserva sítio arqueológico

MAJOR SALES BRASIL
 
Turistas e pesquisadores de todo o mundo poderão regressar em breve à cidade de Sousa, no alto sertão paraibano, para analisar as famosas pegadas dos dinossauros. Coordenada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) a revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros está concluída. As reformas estão orçadas em R$ 1,2 milhão, com recursos do Governo do Estado e patrocínio da Petrobras. 

Toda a infraestrutura do local foi restaurada, incluindo o museu, quiosques, passarelas, mirantes de observação e a Casa do Pesquisador. Também foram incluídas no projeto a construção de uma lanchonete, a urbanização das áreas de circulação dos turistas e a contratação de dois consultores para reformular a exposição permanente que é apresenta da no prédio principal.
A reforma do museu incluiu a instalação de climatizadores e a reestruturação do espaço de exposições, auditório, escritórios e banheiros. A iluminação foi projetada sobre trilhos e com diferentes tipos de lâmpadas para se adequar ao que estiver sendo apresentado no local. Som ambiente e monitores com vídeos vão guiar o turista. Além disso, foi criada uma loja para comercialização de material produzido por artistas da região.
Todo o projeto de revitalização segue as normas de acessibilidade. Na área externa, a adaptação do local incluiu a implantação de vagas exclusivas, rampas nas calçadas e substituição da pavimentação do acesso aos mirantes de observação.
A Casa de Fazenda foi completamente reformada para servir de apoio aos pesquisadores. A Casa do Pesquisador atualmente conta com a estrutura imprescindível para que pessoas de todo o mundo possam visitar a região, estudar as pegadas ou, até mesmo, encontrar novos vestígios na região.
Vale dos Dinossauros
O Monumento Natural Vale dos Dinossauros surgiu da desapropriação do Sítio Passagem de Pedras, realizada no ano de 1992, e foi transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) pelo Governo do Estado em 2002. O local tem o acesso de visitantes controlado, além de ser proibida a exploração da mata nativa e instalação de moradias. No local é possível observar as pegadas de, pelo menos, quarto espécies de dinossauros que habitaram a região há cerca de 165 milhões de anos.
Localiza-se no Sítio Passagem das Pedras, a 6 Km do Centro da cidade, o mais importante registro de um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes,o Vale dos Dinossauros, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo. Abrangendo uma área de 1.730 km², em mais de 30 localidades no Alto Sertão Paraibano, encontram-se pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies distintas de dinossauros, que variam entre 5 e 40 cm de comprimento, a maioria de dinossauros carnívoros.
Da Assessoria de Comunicação
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista DRT PB 604

Nenhum comentário:

Postar um comentário